Ciência, Tecnologia e Sociedade

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2019/2020

Código: EDB10048
Sigla: CTS
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: José Miguel Freitas
Corpo docente: José Miguel Freitas
Sílvia Cristina dos Reis Ferreira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Revela uma atitude científica sobre a realidade.
Avalia o impacto da actividade tecnológica no ambiente e a necessidade de minimizar os prejuízos ambientais.
Identifica, recolhe e selecciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
Problematiza as interacções CTS.
Mobiliza dados da literatura científica e técnica.
Analisa os impactos sociais da C&T na qualidade de vida dos indivíduos.
Integra os valores ecológicos e éticos no seu discurso.

Conteúdos programáticos

Ciência, Tecnologia e problemas do quotidiano.
A natureza da Ciência e da Tecnologia: características da atividade científica.
Interacções CTS – questões ambientais; problemas da biomedicina; circulação da informação.
Origens e evolução do conhecimento científico.
A fundação da ciência moderna.
Crises e controvérsias nas ciências físico-naturais.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Numa disciplina em que se pretende discutir e analisar uma conceção multidimensional de ciência parece ser
adequado apresentar não só assuntos e acontecimentos que evidenciem a dinâmica do conhecimento científico e tecnológico, como os que ilustram modos e instrumentos diversos que os cientistas utilizaram e usam, na
atualidade, para fazer ciência. Com o objetivo de analisar questões atuais que constituem fonte de preocupação e controvérsia entre cientistas, políticos, empresas e grupos de cidadãos, reveladoras das influências recíprocas da ciência e tecnologia na sociedade, elegeram-se alguns problemas ambientais, da biomedicina e das comunicações.
Procura-se conferir aos estudantes uma maior cultura científica que contribua para a apreciação dos bons e maus usos da ciência e da tecnologia e para o desenvolvimento de uma atitude crítica face aos desafios do quotidiano.
dos cidadãos.

Metodologias de ensino

Devido ao surto de COVID-19, as aulas presenciais, a partir do dia 12 de março, foram substituídas por ensino a distância, designadamente, com recurso às Plataformas Moodle, Zoom e ao correio eletrónico.
As aulas presenciais incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades práticas sobre problemas
atuais relacionados com os assuntos indicados nos conteúdos programáticos e a participação em seminários com
especialistas para aprofundamento de temas pertinentes e do interesse dos alunos. Estão previstas as seguintes
situações de aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos variados; b) Elaboração de resumos
e comentários em foruns on-line; c) Discussão orientada de temas; d) Análise de casos a partir das interações
CTSA; e) Análise e argumentação sobre controvérsias científicas, em seminário f) Recolha, seleção e análise de
dados e informação; g) Simulações com desempenho de papéis.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se na atividade do estudante, tendo em consideração a sua formação para a
literacia científica, vista não só como a apropriação de conceitos científicos básicos mas também a aquisição de
instrumentos de análise crítica sobre a realidade que facilitem a intervenção cidadã. Privilegia-se a realização de atividades práticas e a abordagem e a discussão de temas científicos e sócio científicos que evidenciem a
construção do conhecimento científico e tecnológico e as interações que estabelecem com a sociedade. A
diversidade de fontes e processos de pesquisa documentais, bem como a discussão de temas em fóruns online
e/ou através de simulações com desempenho de papéis, constituem poderosas ferramentas metodológicas para
atingir os objetivos enunciados.

Metodologia e provas de avaliação

Os produtos de avaliação solicitados poderão, eventualmente, ser sujeitos a alteração devido ao surto de Covid-19.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação será
obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 40%; trabalhos de grupo 40%; participação individual 20%. Em alternativa as/os estudantes podem realizar um exame final teórico.

Regime de assiduidade

Em todas as sessões presenciais teórico-práticas a assiduidade desejável é de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%. As sessões teóricas não exigem frequência obrigatória, à exceção daquelas em que decorrerão os seminários, sendo também necessário o acompanhamento das atividades através da página da UC na plataforma interativa moodle.
As/os estudantes com estatuto especial só precisam de estar presentes em 50% das aulas, desde que acompanhem as atividades. Estes estudantes deverão negociar com o docente a concretização da avaliação conforme o estipulado no Regulamento de Frequência e Avaliação (nº 2 do art. 11º).

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